Amazon

domingo, 20 de dezembro de 2020

Capturem um Marsupilami!



Capturem um Marsupilami!

Autor(es): André Franquin 
Editora: Edições ASA
ISBN: 9724135950
Data: Março 2004
Páginas: 46

Marsupilami era um misterioso e lendário animal que habitava na floresta virgem Palumbiana até ser encontrado por Spirou e Fantasio, que o trouxeram para o mundo civilizado. Pacífico, simpático, mas muito irrequieto, Marsupilami dá que fazer a todos os que se cruzam no seu caminho…

Marsupilami é uma série de banda desenhada criada em 1952 por André Franquin.

 A primeira aparição do Marsupilami foi na revista Jornal Spirou, em 13 de Março de 1952 em "Os Herdeiros" (Spirou Et Les Héritiers). Para Fantásio receber a herança de seu tio, uma das condições era ir à floresta da Palombia e capturar um marsupilami, animal de cor amarela com manchas pretas e uma longa cauda, nunca tendo sido visto pelos humanos (excepto pelo tio do Fantásio). O Marsupilami foi capturado e tornou-se então um companheiro inseparável nas aventuras de Spirou, Fantásio e do esquilo Spip.

O Marsupilami apareceu em vários livros da série Spirou: "O Roubo de Marsupilami", "O Refúgio da Moreia", "Os Piratas do Silencio", "O Gorila", "O Ninho dos Marsupilamis", "O Dinossauro Congelado", "O Prisioneiro do Buda", "Z como Zorglub", "A Sombra do Z", "O Tesouro Submarino", "QRN Sobre Bretzelburg", "O Castelo do Sábio Louco / Amas-Secas Em Champignac" 

Em 1957 no livro "O Ninho dos Marsupilamis" no qual uma repórter do Mosquite, Seccotine, amiga de Spirou e Fantásio, foi à Palombia fazer um documentário sobre a vida dos Marsupilamis e como estes se reproduzem "Os primos da Palombia".

Em 1987 é criada a Marsu Productions, em que o Marsupilami se torna um herói, tendo como base a família dos Marsupilamis apresentados por Seccotine em o "Ninho dos Marsupilamis". Batem foi o autor escolhido para trabalhar com Franquin no Marsupilami, posteriormente seguiram-se outros, como Greg Yann, Fauche, Adam e actualmente Kaminka e Marais.

Em 1994 a Marsu Productions cede os direitos de adaptação de desenho animado à Disney e são criados vários episódios de desenhos animados. Porém estes episódios nada tiveram a ver com o mundo criado por Franquin, levando a que a Marsu Productions movesse um processo contra a Disney em tribunal, tendo ganho o mesmo. No Brasil, o desenho animado foi exibido de 1998 a 2000 pelo programa Disney Club e Disney CRUJ (de 2001 a 2002), no SBT. Sob licença da Disney, a revista de banda desenhada Disney Adventures publicou histórias de Marsupilami entre os anos de 1993 e 1994, todas produzidas por artistas dos Estados Unidos.

O Marsupilami, foi criado como homenagem a E. C. Segar, Criador do Popeye, foi baseado no Pilou-Pilou, uma personagem "animal" que tinha mais ou menos a dimensão do Marsupilami, com um rabo curto e uma pelagem amarela e preta.

O Nome Marsupilami é uma fusão de "marsupial" com Pilou-Pilou (personagem que Franquim adorava quando era criança) e "Ami" (amigo em francês).

Em março de 2013, a Dupuis assumiu o controle da Marsu Productions.

Sem comentários :

Enviar um comentário