terça-feira, 30 de junho de 2015

4 Aventuras de Spirou e Fantásio

As Aventuras de Spirou e Fantásio - 4 Aventuras de Spirou e Fantásio
Autor(es): Franquin
Editora: Editora Arcádia
ISBN: n.d.
Data: Dezembro de 1979
Páginas: 68


4 Aventuras de Spirou e Fantásio é o nome do álbum número 1 da série regular de Banda Desenhada das personagens Spirou e Fantásio. Foi escrito e desenhado por Franquin e é uma colectânea de quatro histórias que foram publicadas entre 1948 e 1950 no Jornal Spirou. As histórias são as seguinte: Spirou e os planos do Robot, Spirou no ringue, Spirou cavaleiro e Spirou no país dos Pigmeus)

Monsieur Papillon, director do Hotel Moustic, desenha a silhueta do seu futuro groom e milagrosamente, o esboço ganha vida e nasce o herói Spirou.
Spirou e o seu esquilo Skip, nascem no primeiro número da revista Spirou. Rob-Vel é o seu criador mas fica preso na Alemanha e é Jijé que toma a responsabilidade pela série. Quando regressa, Rob-Vel retoma a série, mas vende os seus direitos às Edições Dupuis em 1943.  Jijé volta à série e cria o amigo Fantásio.
Em 1946 é Franquin que fica encarregue da série e cria o animal mais fantástico da BD -  o  Marsupilami. Aparecem também na série a jornalista Seccotine, o Zantáfio, Zorglub e o feiticeiro de Champignac.
Em 1969, Franquin abandona a série mas mantém os direitos do  Marsupilami. Jean-Claude Fournier torna-se o novo desenhador e constroi um Spirou mais ecologista, fazendo-o viajar bastante. Já nos anos 80, Spirou e Fantasio vivem três aventuras assinadas por Nic Broca e argumento de  Raoul Cauvin.
Em 1981, a dupla Tome & Janry fazem com que a época mítica da série renasça, criando a personagem Vito. Criam também paralelamente a série O Pequeno Spirou.
Em 2004, Jean-David Morvan e  José Luis Muñuera lançaram uma nova aventura de Spirou e Fantásio, havendo um segundo episódio em 2006.

Sem comentários :

Enviar um comentário