segunda-feira, 13 de julho de 2015

Ali Béber e o Escorpião Negro


Ali Béber e o Escorpião Negro
Autor(es): Bedu (desenhos), Blareau (texto) 
Editora: Edinter
ISBN: n.d.
Data: Maio de 1983
Páginas: 48



 "Num cenário da Magia e do Mistério do Oriente, Ali Béber, um minininho prodígio, viveu a aventura dos Tesouros enobertos e dos ataques dos salteadores. Uma obra de beleza e fantasia, heroísmo e aventura." contra capa.

Ali Béber é uma personagem muçulmana de banda desenhada.
O autor desta banda desenhada é Bédu Blareau. O álbum Ali Béber e o Escorpião Negro foi publicado em Portugal pela Edinter, edições internacionais, lda. em 1983 sendo os direitos da edição original das Editions du Lombard, Bruxelles (Bélgica).

Bernard Dumont, mais conhecido sob o pseudônimo BEDU, nasceu em Ciney (Bélgica) a 11 de abril de 1948. Depois de se formar em 1972, em economia na Universidade Católica de Louvain, BEDU decide fazer da Banda Desenhada a sua profissão. Isto faz com que, durante três anos,tenha sido assistente do desenhador Berck antes de colaborar revista "Tintin" a partir de agosto de 1975, que finalmente lhe permite publicar as suas próprias pranchas. Ele assina uma série dos animais selvagens intitulado "Beany, le Raton-Laveur", que irá incluir dez contos. Em 1977 BEDU em conjunto com o escritor Blareau criam a personagem de "P'tit Prof", que vive várias histórias completas na revista Tintin, fortes leitores de log apreciados álbum "Tintin". Sempre acompanhado por Blareau, BEDU cria em 1979 "Ali beber" (3 álbuns publicados em "Bédé-Chouette"). Em 1981, ele cria "Hugo" onde assegura o desenho e os textos. (5 álbuns na Lombard). Em 1983 BEDU volta ao desenho com êxito com o famoso detetive britânico "Clifton" personagem criado por Raymond Macherot.

Sem comentários :

Enviar um comentário