sexta-feira, 17 de julho de 2015

Blueberry - Apaches

Blueberry - Apaches
Autor(es): Jean Giraud (desenho) e Jean-Michel Charlier (textos)
Editora: Público/ASA
ISBN: 978-989-23-0213-3
Data: Junho de 2008
Páginas: 64




O jornal Público em colaboração com a editora ASA, editou a colecção "Blueberry" em 2008. Foram publicados 18 álbuns da melhor banda desenhada alguma vez feita sobre o Oeste americano, pelo preço unitário de € 5,90.

Este foi o 1º volume dessa colecção,  uma historia na altura ainda inédita em Portugal. Trata-se de "Apaches", um álbum fora da colecção, dedicado ao chefe índio Gerónimo, que inclui para além das pranchas inéditas, a história completa de quando Blueberry o conheceu, e que já tinha sido dada a conhecer, em alguns flashbacks durante o arco "Tombstone".


O tenente Blueberry destacado no Forte Navajo, próximo da fronteira mexicana e numa zona de guerra entre americanos e «peles-vermelhas». A série decorre a partir do ano de 1868. Blueberry é um soldado rebelde e indisciplinado mas justo com os índios. Ele percorre o Oeste com os seus amigos, o alcoólico e velho Jimmy McClure, o batedor e bom atirador Red Neck, a bela Chihuahua Pearl, cantora de saloom. A partir de 1968, os criadores desta série iniciam uma série paralela «A Juventude de Blueberry». Em 1985, Colin Wilson substitui Giraud e inicia um novo ciclo, onde se conta a juventude de Blueberry na Guerra da Secessão. Com a morte de Charlier, «A Juventude de Blueberry» passa a ter argumentos de François Corteggiani e em 1988 Wilson cede o seu lugar a Michel-Blanc Dumont. Finalmente, em 1991, é lançada uma trilogia de «Marshall Blueberry» com textos de Jean Giraud e desenhos de William Vance e Michel Rouge.

Sem comentários :

Enviar um comentário