Amazon

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Astérix O Gaulês


Uma Aventura de Astérix O Gaulês
Autor(es): Albert Uderzo (desenhos), René Goscinny (texto)
Editora: Meribérica/Liber Editores, LDA.
ISBN: 972-45-0824-2
Data: 1992
Páginas: 48



Astérix, o herói destas aventuras, é um pequeno guerreiro de uma tribo gaulesa que pertence ao último reduto existente na Gália nos anos 50 a. C. resistente à ocupação romana. Nestas aventuras temos de um dos lados, a aldeia gaulesa com o venerável druída Panoramix, inventor da poção mágica, Abraracourcix, o chefe da tribo, Obélix, negociante de menires é o amigo inseparável de Astérix, Assurancetorix é o bardo e muitos outros, do outro lado temos os romanos, legionários de César, dos campos militares de Babaorum, Aquarium, Laudanum e Petitbonum. Esta série estreou-se na revista francesa Pilote número 1 de 19 de Outubro de 1959, com o argumento de René Goscinny e desenhos de Albert Uderzo. Após a morte de Goscinny em 1977, Uderzo assume também os textos da série.
A primeira aparição de Astérix em Portugal foi no Foguetão número 1 a 4 de Maio de 1961 (disponível na Hemerotecadigital).
Com o fim do semanário juvenil é no Cavaleiro Andante, que Astérix aparece a partir do número 510, de 7 de Outubro de 1961.
Astérix apareceria também no “Zorro” em 1963, no “Flecha 2000” de 1979 a 1985, “Jornal da BD” em 1982 ou “BDN” em 1990. Na revista “Tintin”, Astérix aparece a partir de 1969.
A série é editada em álbum pela primeira vez em 1966 pela Editorial Íbis que edita “Astérix o gaulês”.
“Astérix o gaulês” é a primeira história de Astérix e ao longo dos anos, conheceu mais três versões da responsabilidade de outras editoras: Livraria Bertrand, Meribérica-Líber e Edições ASA. As Edições ASA fizeram também uma edição deste álbum em mirandês - “L Goules”
Desde 2005 que a série Astérix tem uma nova tradução tendo os nomes das personagens sofrido um “aportuguesamento”, adaptado ao nosso idioma através de vários trocadilhos, como exemplos, Assurancetorix passou a chamar-se Cacofonix e o chefe da aldeia Abraracourcix, passou a chamar-se Matasétix.

Outras aventuras de Astérix:
Astérix Entre os Pictos

Sem comentários :

Enviar um comentário